Reino Unido pronto para apoiar esforços para erradicar caça furtiva em África

Gaborone, Botswana (PANA) – O ministro britânico do Ambiente Natural, Lord de Mauley, declarou que o seu país se comprometeu a apoiar a luta contra a caça furtiva em África.

Falando esta quarta-feira no termo duma conferência internacional sobre o comércio ilegal da fauna no Botswana,  o governante britânico declarou que o seu país se comprometeu a continuar a participar na erradicação deste flagelo.

“Prometemos o nosso apoio financeiro aos Governos do Botswana, do Tchad, da Etiópia, do Gabão e da Tanzânia no quadro da execução desta Iniciativa, sem precedentes, para a proteção dos elefantes”,  indicou.

Revelou que, no Quénia, através do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID), o Reino Unido apoia um projeto dirigido pela Organização das Nações Unidas de Luta contra o Tráfico da Fauna e financiou uma formação para apoiar a aplicação da Lei sobre esta matéria.

« Eu desejo uma ação mais firme dos Governos para reduzir a procura de produtos do comércio ilegal da fauna e uma repressão dos crimes financeiros associados a este comércio. Desejo igualmente que as populações locais tenham direitos apropriados aos recursos da fauna a fim de que elas possam aproveitar como parceiras de pleno direito nos esforços de luta contra este prática”, declarou.

O ministro britânico preconizou uma ação imediata antes de as espécies ameaçadas  desaparecerem.

« Nós devemos enviar uma mensagem forte aos caçadores furtivos e aos traficantes onde quer que operem. O tráfico da fauna termina aqui », martelou.

-0- PANA DRW/VAO/FJG/BEH/FK/DD 25março2015

25 Março 2015 18:30:23


xhtml CSS