Rei Mswati aguarda regresso da Miss Swazilândia

Mbabane- Swazilândia (PANA) -- A Miss Swazilândia, Nozipho Shabangu, que teria também sido escolhida para eventual noiva do Rei Mswati III, deverá regressar ao país terça-feira, onde deverá enfrentar perguntas dos media sobre este rumnor.
Nozipho deixou Londres segunda-feira depois de ter participado do concurso de Miss Mundo,no pasado sábado, que foi vencido pela Miss Turquia.
Os jornais do fim-de-semana anunciaram que Nozipho, cujo rumor a colocava como primeira favorita do Rei Mswati II durante as festas do mês de agosto, será agora oficialmente "elevada" como as três outras raparigas, para fazer parte da família real.
As fontes reais disseram a PANA que mesmo que Nozipho venha a ser "elevada", não seria necessariamente agora porque o Rei encontra- se acualmente ocupado com os preparativos da cerimónia de Incwala.
Se Nozipho for "elevada" pelos intermediários do Rei, Qethuka Dlamini e Tulujane Sikhondoze, tornar-se-á na quarta raparaiga a ser ecolhida como futura esposa do Rei Mswati III, o último monarca absoluto na África Austral.
Contudo, dirigentes de sindicatos e de organizações dos direitos do homem bem como organizações religiosas criticaram segunda- feira "a escolha arbitrária de jovens raparigas inocentes" pelo Rei Mswati II, em nome da cultura e da tradição.

09 Dezembro 2002 16:33:00


xhtml CSS