Rede da CPLP de Investigação e Desenvolvimento em Saúde reúne-se em Cabo Verde *

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana acolhe desde esta segunda-feira a primeira reunião da Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Infeções Transmissíveis Sexualmente (ITS)-Sida (RIDE Sida CPLP),  soube a PANA na cidade da Praia de fonte da organização do evento.

A RIDES Sida CPLP foi criada  em 2010 com o objetivo de promover o fortalecimento das respostas dos programas dos Estados-membros nos domínios das IST, VIH, Sida e temas relacionadas por meio da cooperação técnica e concertação política.

A rede tem como propósito dinamizar e fortalecer os mecanismos de cooperação entre países e promover o acesso universal à prevenção, diagnóstico, tratamento e assistência. Ela visa, igualmente, a elaboração e a implementação de planos de ação, a mobilização de recursos financeiros junto dos respetivos governos e outras organizações, bem como o combate ao estigma e à discriminação.

Uma fonte do Comité de Coordenação de Combate à Sida (CCS-Sida) em Cabo Verde revelou que com este primeiro encontro na cidade da Praia que tem a duração de cinco dias pretende-se avaliar o funcionamento da rede e elaborar o plano de trabalho conjunto para o período 2013-2016.

Igualmente, vai ser elaborado um plano de trabalho específico para cada RIDES para o mesmo
período e iniciar o processo de diálogo com os possíveis parceiros dos planos de trabalho das Redes de Investigação e Desenvolvimento em Saúde.

-0- PANA  CS/TON  21out2013

21 Outubro 2013 23:00:14


xhtml CSS