Agência Panafricana de Notícias

Recolher obrigatório na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - Um recolher obrigatório, a nível nacional, é observado na Serra Leoa na sequência de uma tentativa de "indivíduos não identificados invadirem o arsenal militar do quartel Wilberforce", em Freetown, a capital do país, domingo de manhã, soube a PANA de fonte oficical.

O incidente ocorreu neste quartel  localizado perto do Palácio Presidencial, mas, numa declaração, o ministro da Informação e Educação Cívica, Chernor Bah, disse que os invasores "foram todos repelidos."

Habitantes da cidade capital falaram em tiroteios esporádicos ouvidos durante a noite de sábado para domingo últimos e durante a manhã de domingo, o que mergulhou Freetown  na incerteza.

Não foram registadas vítimas nesta segunda troca de tiros na Serra Leoa, na sequência de um incidente semelhante em setembro último, após controversas eleições presidenciais e parlamentares realizadas no país em três meses antes.

A Comissão Eleitoral da Serra Leoa (CESL) declarou que o atual Presidente da República,  Julius Maada Bio, do Partido Popular da Serra Leoa (SLPP, no poder), foi reeleito com 56,17 por cento dos votos.

O seu adversário, Samura Kamara, e o seu partido, o Congresso de Todo o Povo (APC, principal da oposição), rejeitaram os resultados eleitorais alegando irregularidades notadas no processo eleitoral.

As organizações da sociedade civil, bem como as missões de observação eleitoral locais e internacionais, afirmaram, nos seus relatórios separados, que o processo eleitoral, especialmente a gestão dos resultados, carecia de transparência.

Tem havido esforços nos bastidores para  se aliviar a tensão política gerada pelas renhidas eleições a fim de se  evitar que a Serra Leoa caia de novo  na instabilidade após uma guerra civil devastadora que durou 10 anos desde 1991.

Entretanto, o Presidente Bio, na sua conta das redes sociais, confirmou o alegado ataque e o consequente recolher obrigatório imposto no país, “enquanto a equipa combinada das nossas forças de segurança continua a expulsar os insurgentes em fuga.”

Saúdo-vos do Palácio Presidencial em Freetown", tranquilizou o chefe do Estado reeleito.

"A paz da nossa amada nação é uma realidade, a paz da nossa amada nação não tem preço e continuaremos a proteger a paz e a segurança da Serra Leoa contra as forças que desejam truncar a nossa tão desejada estabilidade", concluiu.

-0- PANA MA/MTA/IS/SOC/MAR/DD 27nov2023