Rebeldes sudaneses querem prolongamento de negociações em Sirtes

Sirtes- Líbia (PANA) -- Os movimentos rebeldes sudaneses que participam nas negociações de Sirtes (Líbia) sobre a paz em Darfur (oeste sudanês) estão favoráveis ao prosseguimento das discussões para mais três ou quatro semanas, declarou um conselheiro do Presidente sudanês, Nafie Ali Nafie.
Numa entrevista à imprensa quinta-feira à noite, Nafi, chefe da delegação do governo sudanês às negociações de Sirtes, no centro da Líbia, indicou que vários encontros tiveram lugar entre medianeiros e representantes dos países vizinhos do Sudão que apresentaram à delegação sudanesa um relatório sobre os seus encontros com os movimentos rebeldes presentes nesta província líbia.
Os movimentos rebldes reclamam pelo prolongamento das negociações, de acordo com Nafie, que vê neste gesto "um sinal para a realização da paz".
Acrescentou que a equipa de mediadores está em contacto permanente com os movimentos rebeldes que não tomam parte nas negociações de Sirtes e que reiteraram o seu desejo de se reunirem e realizarem a paz na província de Darfur.
Estes grandes movimentos são influentes, o que justifica a continuação da fase destas consultas para mais três ou quatro semanas, indicou Nafie.
A segunda fase das negociações finais relativas à paz em Darfur, acolhida pela Líbia e patrocinada pelas Nações Unidas e pela União Africana (UA), começou segunda-feira última em Sirtes com várias sessões à porta fechada.

02 Novembro 2007 20:37:00




xhtml CSS