Ramaphosa saúda participação de Riek em negociações de paz para Sudão do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, congratula-se com a participação do líder da oposição sul-sudanesa, Riek Machar, nas negociações de paz facilitadas pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) em Addis Abeba, na Etiópia.

Machar, líder do Movimento de Libertação do Povo Sudanês, reuniu-se quinta-feira à tarde com o seu rival, Salva Kiir (Presidente sul-sudanês), pela primeira vez desde 2016.

Os dois adversários encontraram-se cara a cara pela primeira vez em quase dois anos, durante um jantar oferecido pelo novo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

Desde 15 de dezembro de 2013, o Sudão do Sul está numa guerra civil que opõe os partidários do Presidente Salva Kiir e os do seu então Vice-Presidente, Riek Machar.

Esta rivalidade ressalta antigas dissensões entre diferentes clãs do Movimento Popular de Libertação do Sudão, antiga rebelião que levou o país à sua independência nacional em 2011, mas com clivagens étnicas entre os Dinkas (etnia maioritária de Salva Kiir) e os Nuers (etnia minoritária de Riek Machar).

-0- PANA CU/MA/FJG/JSG/FK/DD 21junho2019

21 Junho 2018 13:52:23


xhtml CSS