Rali automóvel "Rwanda Montain Gorillas" arranca em Kigali

Kigali, Rwanda (PANA) – Pelo menos cerca de 20 tripulações provenientes de cinco países africanos (Quénia, Tanzânia, Uganda, Madagáscar e Rwanda, país anfitrião) participam esta sexta-feira numa corrida automóvel denominada “Rwanda Montain Gorillas”, soube a PANA junto dos organizadores.

Os concorrentes devem percorrer 600 quilómetros nas estradas de terra que serpenteiam as regiões montanhosas do Rwanda, um país da África Central.

A « Rwanda Montain Gorilla Rallye » decorre anualmente no Rwanda por ocasião duma grande cerimónia denominada « Kwita Izina » dedicada à atribuição de nomes aos bebés gorilas de montanhas nascidos durante os últimos 12 meses no Parque Nacional dos Vulcões no norte do Rwanda.

O arranque deste 12º  « Rali Internacional de Gorilas » organizado pela Federação Internacional de Corrida Automóvel (FA) será dado sexta-feira à noite em Kigali, indicou o presidente do Clube Automóvel Rwnadês, Yves Kagina.

« A corrida automóvel vai agrupar pelo menos vinte pilotos representando numerosos países da região da África Oriental e de Madagáscar que já confirmaram a sua participação na edição de 2011 », acrescentou.

Os concorrentes partirão para a conquista da região montanhosa do norte do Rwanda, segundo os organizadores, que programaram, nomeadamente, fazer descobrir à caravana o distrito de Gicumbi e o de Musanze (norte) onde existe uma floresta cerrada de bambus, que acolhe os cerca de 380 gorilas de montanhas na parte rwandesa do Parque Nacional de Virunga (vulcões, em língua swahili).

Em julho de 2010, a edição de « Rwanda Montain Gorilla » foi suspensa pelas autoridades rwandesas depois que um veículo Mitsubishi matriculado no Quénia e conduzido por uma tripulação ugandesa atropelou espetadores, fazendo três mortos e 14 feridos graves.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/IZ 30set2011

30 Setembro 2011 14:30:11


xhtml CSS