Agência Panafricana de Notícias

Rádio pública sul-africana reintegra jornalistas demitidos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Fórum dos Redatores Nacionais da África do Sul (SANEF) saudou quinta-feira a decisão da rádio pública de permitir aos seus jornalistas demitidos serem reintegrados após uma batalha jurídica e protestos generalizados

A « South African Broadcasting Corporation (SABC)” confirmou quarta-feira última que ela abandonou os seus planos para interpor recurso contra a decisão do Tribunal.

« Estamos felizes que o bom senso tenha finalmente prevalecido na SABC. Esperamos que os jornalistas, quando retomarem as suas funções, não sejam perseguidos e intimidados”, declarou o presidente do SANEF, Sam Mkhokheli.

Num outro caso, o Alto Tribunal de Gauteng Norte proferiu na semana passada uma decisão contra a aplicação da sua medida de não cobrir as manifestações violentas.

O diretor de Operações da SABC, Hlaudi Motsoeneng, suscitou em junho último protestos internacionais quando executou a censura.

A Associação Mundial dos Jornais e Editores de Imprensa (AMJ-IFRA) e o World Editors Forum (WEF) queixaram-se ambos, enquanto o diretor-geral da SABC, Jimmi Mathews, se demitiu por citar a tormenta. Os sete jornalistas de alto nível da SABC foram demitidos por terem contestado a decisão.

-0- PANA CU/AO/MTA/BEH/SOC/FK/IZ 29julho2016