Agência Panafricana de Notícias

RDCongo sem registo de novos casos confirmados de Ébola

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Não foram notifiicados novos casos confirmados de doença do vírus Ébola na província de Equador (norte), segunda-feira, relata o boletim diário do Secretariado Técnico do Comité Nacional Multissetorial para a Resposta a esta doença, transmitido à PANA.

Desde a declaração desta décima primeira epidemia, a 1 de junho de 2020, o número acumulado de casos é de 17, incluindo 14  confirmados e três prováveis.

No total, registaram-se 11  óbitos, dos quais oito confirmados e três prováveis.

A contagem decrescente para a declaração do fim da décima epidemia de Ébola no nordeste da República Democrática do Congo está no seu trigésimo terceiro (33.º) dia sem que um novo caso confirmado seja notificado, lê-se no documento.

A declaração do fim da epidemia de Ébola na República Democrática do Congo será feita 42 dias após o teste negativo do último doente que teve alta no Centro de Tratamento de Ébola (CTE), ou seja, o duplo do período de incubação desta doença que é de 21 dias.

Este resultado negativo ocorreu a 14 de maio de 2020, de acordo com o mesmo texto.

Três mil 463 casos de Ébola, dos quais três mil  317 confirmados e 146 prováveis, desde a declaração desta décima epidemia desta doença a 1 de agosto de 2018.

A epidemia no nordeste da RDC ceifou a vida de duas mil 280 pessoas, das quais duas mil 134 confirmadas e 146 provávelmente mortas) e mil 171 "vitoriosas" (curadas ou sobreviventes).

Existem atualmente 420 casos suspeitos em curso de investigação no país, de acordo com a fonte.

Desde o início da epidemia, o número total de viajantes controlados (com a medição da temperatura corporal) nos postos de controlo sanitário, até a 13 de junho de 2020, é de 179 milhões 635 mil 921.

Até ao momento, o país gere numerosos viajantes em 50 pontos de entrada e de controlo sanitário operacionais, dos 109 criados nas províncias de Kivu-Norte e de Ituri (leste), a fim de proteger as principais cidades do país nesta região e evitar a propagação da epidemia pelos países vizinhos.

-0- PANA KON/DIM/DD 17junho2020