Agência Panafricana de Notícias

RDC extradita dois responsáveis rebeldes das FDLR para Rwanda

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Dois responsáveis do movimento rebelde das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR), detidos a 15 de dezembro último, na República Democrática do Congo (RDC), foram extraditados para o Rwanda, no último fim de semana, revelou esta terça-feira a imprensa local.

Trata-se do porta-voz do movimento, Laforge Fils Bazeye, e do responsável de Inteligência cuja identidade não foi precisada.

A sua detenção tinha sido anunciada pelo Governo rwandês, antes de ser confirmada pelas autoridades congolesas, em Kinshasa.

Qualificados de genocidárias pelas autoridades rwandesas, as FDLR estão presentes no leste da RDC, desde 1994, quando os seus membros fugiram o genocídio perpetrado pelo regime hutu contra os tutsis, antes de ser derrubado por Paul Kagamé, um tutsi.

A maior parte dos responsáveis das FDLR são procurados pela Justiça rwandesa e internacional pelo mesmo genocídio, que custou a vida a mais de 800 mil pessoas.

A RDC extradita regularmente e sem contrapartida os rebeldes procurados pelo Rwanda, que por sua vez não aceita entregar Laurent Nkunda e outros renegados congoleses refugiados no seu território.

-0- PANA IZ 29jan2019