Agência Panafricana de Notícias

RDC confirma retirada total de tropas zambianas de seu território

Kinshasa, RD Congo (PANA)  - O ministro congolês da Defesa Nacional e Antigos Combatentes, Aimé Ngoy Mukena , confirmou este fim de semana, a “ retirada total” das tropas zambianas das localidades de Kalubamba e Kibanga no território congolês que elas ocupavam há cinco meses.

O ministro da Defesa falava durante a 43ª reunião do Conselho de Ministros presidida por videoconferência, pelo chefe de Estado congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo.

« O Exército zambiano retirou-se completamente das localidades de Kalubamba e Kibanga e as populações autóctones  regressam às suas cidades habituais”, sublinhou o governante congolês.

Acrescentou que um relatório técnico que comporta a delimitação definitiva da fronteira  bem como o orçamento global das obras de demarcação  foi aprovado pela Comunidade dos Estados da África Austral (SADC).

De acordo com o governante congolês,  este relatório deverá ser  adotado por todas as partes durante uma reunião virtual de altos funcionários da SADC.

Uma missão de materialização da libertação destas cidades e sensibilização da população será realizada pelo Governo.

Esta missão far-se-á acompanhar por sete deputados e senadores das províncias de Tanganyika, Kasaï, Kongo Central, Ituri, Alto Uele, Kivu-Norte e Kivu-Sul.

Na sua conferência de imprensa realizada quinta-feira última, o ministro de Estado da Comunicação e porta-voz do Governo, Jolino Makelele,  confirmou igualmente a retirada destas tropas zambianas daquelas duas locaidades.

Em finais de julho último, a SADC resolveu diplomaticamente este conflito ao reconhecer as localidades de Kibanga e Kalubamba como sendo espaços do territíorio congolês.

Os peritos diplomáticos- geógrafos-cartógrafos que trabalharam laboriosamente  nesta situação sob a tutela da SADC,  tomaram a sua decisão final favorável para a RDC.

« O relatório da missão SADC  efetuada de 22 a 29 de  julho de 2020 culminou no reconhecimento pela Zâmbia de que Kalumbamba e Kibanga percentecem à RDC. Também, o início da evacuação das tropas zambianas do território congolês esteve marcado para o período de 30 de julho a 4 de agosto de 2020”, afirmou  Jolino Makelele.

Ele precisou que, até 4 de agosto de 2020, os serviços competentes da RDC neste domínio e todos os responsáveis congoleses constataram a retirada efetiva das tropas zambianas.

-0- PANA KON/JSG/SOC/FK/IZ  9agosto2020