RDC acolhe reunião da Assembleia Parlamentar Francófona em 2011

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A 37ª sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF) realizar-se-á em Julho de 2011, em Kinshasa, por decisão da 36ª sessão desta assembleia organizada de 4 a 8 de Julho corrente em Dakar, no Senegal, e que reuniu mais de 501 presidentes dos Parlamentos do espaço francófono.
A RDC foi representada nesta reunião por uma delegação de deputados e senadores liderada por Evariste Boshab, presidente da Assembleia Nacional e da Secção da APF para a RDC, indica um comunicado do Parlamento transmitido à PANA.
Segundo esta fonte, a reunião de Dakar conseguiu mobilizar, como aconteceu recentemente com o Haiti, a comunidade internacional para ajudar as vítimas do acidente de Sange, na localidade de Kivu-Sul, na sequência duma resolução apresentada pela delegação congolesa.
Para Evariste Boshab, estas são as duas grandes conquistas que a RDC obteve deste encontro e que deverão reter a atenção de todos, pois, segundo ele, "não é fácil mobilizar a comunidade internacional" e que, para além disso, a APF "nunca se reúne num país sem a avaliação prévia da situação dos direitos humanos".
"Em 1973, a cimeira da Francofonia não pôde ser realizada em Kinshasa devido à situação dos direitos humanos que, nessa época, era insatisfatória.
Hoje que toda a comunidade francófona decidiu realizar a 37ª sessão da APF em Kinshasa para debater sobre os problemas comuns, é porque ela considera e julga que esta situação dos direitos humanos na RDC registou progressos notáveis", sublinhou Boshab Ele afirmou que, 50 anos após a independência e 10 anos após a Declaração de Bamako, a RD Congo "deu um passo de gigante em matéria dos direitos humanos".

13 Julho 2010 20:08:00




xhtml CSS