RD Congo, Congo e Angola determinados a erradicar grupos armados ativos na região

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A República Democrática do Congo (RDC), a República do Congo e a República de Angola estão determinados envidar cada vez mais esforços para erradicar grupos armados ativos na região dos Grandes Lagos, indica um comunicado de imprensa divulgado em Kinshasa.

A decisão foi tomada no termo duma reunião tripartidária organizada a 14 de fevereiro corrente em Kinshasa e que reuniu os Presidentes Joseph Kabila da RDC, Denis Sassou Nguesso do Congo Brazzaville e João Manuel Gançalves de Angola, lê-se neste documento.

A estratégia inscreve-se no quadro das decisões da cimeira da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) organizada a 9 de dezembro de 2017 em Brazzaville (Congo).

Os três chefes de Estado lembraram igualmente o engajamento ainda não executado da Comunidade Internacional de deslocalizar as Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR) ainda presentes no leste da RD Congo.

Saudaram, em relação ao processo eleitoral na RDC, os progressos registados até ao momento, reafirmando a sua profunda dedicação à organização das eleições apaziguadas e reiterando o seu apelo à contenção quanto a todas as partes abrangidas por este processo.

Apelaram aos atores políticos da RD Congo e aos da sociedade civil para se mobilizarem no sentido da organização das eleições previstas para 23 de dezembro de 2018, com unidade e calma, em paz, antes de condenar qualquer tentativa de tomar o poder por vias não constitucionais.

Congratularam-se com a pacificação do espaço Kasai (centro-sul) e saudaram os progressos realizados para levar a paz à RD Congo.

Por outro lado, os três estadistas reiteraram o seu apelo aos atores políticos do Quénia para privilegiarem o diálogo com vista a apaziguar as tensões percetíveis no país.

Condenaram a persistência de atos de violência na República Centroafricana.

Decidiram reunir-se novamente em abril próximo em Luanda (Angola) para fazer o ponto da situação.

-0- PANA KON/BEH/IBA/MAR/DD 16fev2018

16 Fevereiro 2018 12:58:03


xhtml CSS