Quinzena da Francofonia inicia-se quinta-feira no Benim

Cotonou- Benim (PANA) -- Uma quinzena da Francofonia realizar-se-á quinta-feria próxima em Cotonou, sob a égide da Comissão nacional permanente da Francofonia e o Centro cultural francês da mesma cidade, soube-se de fonte oficial.
Inscrita no quadro da comemoração do Dia internacional da Francofonia, a assinalar-se a 20 de Março, o evento visa promover os ideais desta comunidade linguística e as suas obras, bem como divulgá-las em grande escala, segundo ainda as mesmas fontes.
Várias actividades marcarão este encontro, principalmente espectáculos musicais que serão animados por grupos beninenses e franceses.
Vai haver igualmente um espectáculo a ser dado pela comunidade francesa da Bélgica, noite de narração de contos, projecções de filmes de vários países francófonos e um concurso de ortografia organizado pelos jovens.
Comemorado com muita pompa desde a realização em Cotonou da 6ª cimeira da Francofonia em Dezembro de 1995, este dia mobiliza todos anos e em várias localidades do Benim, professores de francês, estudantes em letras, escritores e artistas que aproveitam esta oportunidade para reflectirem sobre os problemas da comunidade linguística, o futuro do francês no contexto da globalização e o rumo reservado para as línguas nacionais (neste combate).

17 Março 2003 10:44:00




xhtml CSS