Quénia insta UA a reforçar capacidade da Força em Alerta da África Oriental

Nairobi, Quénia (PANA) - A Secretária dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Amina Mohamed, apelou para o reforço da capacidade logística da Força Africana em Alerta da África Oriental (EASF).

A EASF é um mecanismo sub-regional da Força Africana em Alerta instaurada com o mandato de reforçar a paz e a segurança na região da África Oriental.

"Reforçar a capacidade logística da EASF permitirá intervenções oportunas e rápidas às situações de conflito antes de elas degenerarem", declarou Amina Mohamed na sede da União Africana em Addis Abeba, na Etiópia.

Amina Mohamed fez este apelo à margem da 24ª Assembleia Ordinária da UA em Addis Abeba durante a reunião consultiva da Conferênca dos Doadores da EASF.

A reunião foi convocada para deliberar sobre um projeto de conferência de doadores para mobilizar recursos com vista à criação dum Fundo para a Paz para financiar a logística para as operações da EASF.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou, num comunicado de imprensa em Addis Abeba, que a EASF, criada com o objetivo principal de assegurar intervenções precoces aos conflitos na região da África Oriental, está pronta para ser desdobrada este mês.

A força está pronta para ser desdobrada a pedido da Comissão da União Africana para funcionar através de acordos comuns como a AMISOM.

"A EASF deverá ser reforçada por um Fundo para a Paz aprovado pela Assembleia dos Chefes de Estados e de Governos a 26 de junho de 2014, em Malabo, na Guiné Equatorial", declarou a Amina Mohamed.

A conferência deverá identificar e aproximar doadores com vista a apoiar o Fundo para a Paz e desenvolver meios de autofinanciamento.

Para apoiar as operações da AESF por um período de cinco anos (2015-2020), os objetivos da conferência estimam-se em três biliões e 100 milhões de dólares americanos.

A EASF declarou estar a nível de capacidade operacional completa através dum código de validação de exercício de comando, denominado Mashariki Salaama, na Etiópia.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/IS/SOC/MAR/TON 29janeiro2014

29 Janeiro 2015 16:52:48


xhtml CSS