Quénia acolhe cimeira de Conselho de Paz e Segurança da União Africana sobre terrorismo

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Uma cimeira do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) sobre o terrorismo realizar-se-á a 2 de dezembro próximo em Nairobi, no Quénia, declarou quinta-feira em Addis Abeba um alto oficial pan-africanista.

O encontro tem como objetivo abordar o terrorismo, principalmente a maneira como o combater mediante estratégias continentais, de acordo com a mesma fonte.

O comissário da UA para a Paz e Segurança, Smail Chergui, declarou que o CPS decidiu, durante a sua 447ª sessão, manter reuniões cruciais, das quais uma cimeira em Nairobi e uma reunião ministerial em janeiro próximo em Addis Abeba, para discutir sobre estratégias de intervenção.

"Discutimos sobre como reforçarmos a nossa parceria e melhorarmos os mecanismos para efetivamente combatermos o terrorismo e o tráfico de droga. Discutimos igualmente sobre efeitos do tráfico de droga na África Central e Ocidental e o seu impacto no terrorismo", declarou o embaixador Chergui.

Peritos em matéria de segurança declararam, na ocasião, que o crime organizado e o tráfico de drogas ilícitas estão a influenciar as mudanças políticas, sociais e económicas em curso em África fomentando o terrorismo.

A seu ver, cartéis de droga e redes de terror estão a trabalhar juntos para influenciar as atividades políticas e económicas em África.

A UA propôs a criação dum sub-comité CPS de cinco membros sobre o terrorismo e o tráfico de droga composto por um país de cada uma das cinco regiões africanas com a tarefa de verificar, regularmente, as tendências destes flagelos e a maneira como impedir o seu financiamento.

-0- PANA AO/VAO/MTA/IS/MAR/DD 25julho2014

25 Julho 2014 09:02:56




xhtml CSS