Agência Panafricana de Notícias

Quatro supostos terroristas em detenção preventiva de 30 dias no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - Quatro supostos terroristas, dos quais um célebre artista rwandês, Kizito Mihigo, perseguidos por "terrorismo" e "conspiração” para destituir as instituições republicanas" foram colocados em detenção preventiva por 30 dias a pedido do Ministério Público do Rwanda.

Entre os acusados, figura uma mulher que trabalhava como mobilizadora de financiamentos e cuja conta bancária foi utilizada para várias transações efetuadas por grupos "terroristas" no estrangeiro a fim de pagarem serviços dos suspeitos que deviam perpetrar ataques à granada em locais mais frequentados de Kigali, a capital do Rwanda, e nos países vizinhos.

Entre os suspeitos, está um jornalista, Cassien Ntamuhanga, que desapareceu durante uma semana, suscitando por conseguinte a indignação de várias organizações de defesa da liberdade de imprensa, das quais Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Nesta campanha de desmantelamento da "rede terrorista", a Polícia rwandesa indicou que Kizito Mihigo é igualmente perseguido por ter composto recentemente canções separatistas que galvanizavam membros das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR), movimento rebelde Hutu (tribo maioritária), incitando-os a perpetrarem atos terroristas no território nacional.

O tribunal de Kacyiru, onde devem comparecer os réus, vai pronunciar-se dentro de uma semana sobre a sentença da Procuradoria, indica-se no local.

-0- PANA TWA/BEH/AAS/IBA/MAR/DD 25abril2014