Agência Panafricana de Notícias

Quatro países ocidentais condenam violência na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os Governos de França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos condenaram firmemnte os combates e a violência na Líbia, nomeadamente em Tripoli e Benghazi, enquanto o novo Parlamento solicitou uma intervenção militar internacional para proteger os civis e as instituições do Estado.

"Estamos, em particular, profundamente preocupados com a escalada da violência
contra a população civil e as instituições da Líbia e pela ameaça que representa para a transição democrática", indicam estes países num comunicado divulgado quarta-feira à noite.

O comunicado deplora a subida do número de vítimas civis e exprime profunda preocupação pelas penúrias de medicamentos, pela deslocação de milhares de famílias, pela destruição das residências e infraestruturas e pela cessação da atividade económica.

"Estamos profundamente preocupados com os ataques levados a cabo contra a população civil em Tripoli e em Benghazi que podem constituir violações do direito internacional humanitário", acrescenta o documento que precisa que "estas violações devem cessar e os responsáveis designados".

A violação não pode e não deve ser um meio para atingir objetivos políticos ou resolver diferendos ideológicos, referem os quatro países que consideram que é apenas pelo diálogo político inclusivo e pelo consenso entre Líbios que o país pode sair da crise e construir um Estado livre, próspero, democrático e seguro pelo qual eles tanto se sacrificaram.

"Reiteramos os apelos repetidos da comunidade internacional, do Governo interino líbio e da Câmara dos Representantes para um cessar-fogo imediato e para todas as partes neste conflito iniciarem um diálogo político pacífico", acrescenta o comunicado.

Na quarta-feira, para além de pedir uma intervenção internacional para proteger os civis e as instituições do Estado líbio, o novo Parlamento líbio ordenou igualmente a dissolução das formações armadas e outras brigadas não regulares.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 14ago2014