Agência Panafricana de Notícias

Quatro estrangeiros detidos na Nigéria por posse de armas

Lagos, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano deteve na cidade de Kano (norte) quatro estrangeiros supostamente de origem do Próximo Oriente após a descoberta de armas do tipo militar no seu entreposto, noticiou esta quinta-feira a imprensa local.

As armas descobertas quarta-feira neste entreposto são mísseis ar-terra , 50 bombas de fragmentação , 200 lança foguetes, oito fuzis AK-47, 200 granadas de mão e material militar capaz de destruir veículos blindados.

O proprietário do complexo que alberga o entreposto, um cidadão libanês, foi igualmente detido enquanto as armas foram enviadas para uma base militar da cidade, uma das zonas do norte mais fortemente afetadas pelas atividades da violenta seita islamita Boko Haram.

O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, impôs o estado de emergência em três Estados do norte (Adamawa, Borno e Yobe), o que provocou um desdobramento em massa de tropas nestes Estados, no quadro dos esforços visando conter a violência da seita islamita.

Apesar de Kano de não estar sob estado de emergência, uma Força Militar Mista (JTF) opera na zona para prevenir os ataques da Boko Haram, que fizeram mais de três mil mortos desde o lançamento da campanha de violência em 2009 para obter a criação na Nigéria dum Estado islâmico neste um país laico.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/TON 30maio2013