Agência Panafricana de Notícias

Qatar e RD Congo assinam vários acordos e memorandos de entendimento

Doha, Catar (PANA) - O Estado do Qatar e a República Democrática do Congo assinaram segunda-feira acordos e memorandos de entendimento, soube a PANA de fonte oficial.

Os acordos em apreço forma concluídos durante uma visita do Presidente congolês, Félix Tshisekedi, a este emirado do Golfo.

Segundo uma nota, o emir do Qatar, Sheikh Tamim Hamad al Thani, manteve conversações com o seu homólogo congolês durante as quais os dois examinaram as relações bilaterais e os meios de as reforçar, nomeadamente nos domínios de investimentos, da economia, do transporte marítimo,  do transporte aéreo e de infraestruturas.

O encontro versou igualmente sobre as formas e meios a adotarem para o reforço da cooperação entre o Qatar e a União Africana, atualmente presidida pelo Presidente Tshisekedi.

O emir do Qatar e o seu interlocutor co-presidiram então à cerimônia de assinatura de vários acordos e memorandos de entendimento entre os governos dos dois países sobre a promoção e a proteção dos investimentos, a cooperação económica e comercial, o combate ao tráfico, a proibição da dupla imposição fiscal e o transporte marítimo e aéreo.

Foram assinados três memorandos de entendimento entre as duas partes relativos ao desenvolvimento de infraestruturas marítimas, aos transportes aéreos e à meteorologia e à parceria entre as companhias aéreas dos dois países.

O Presidente Félix Tshisekedi chegou a Doha domingo último para uma visita oficial, cuja duração não foi precisada, recorda-se.

Comentando a visita do chefe do Estado congolês a Doha, a imprensa local avaliou que a sua visita  ao Emirado deve reforçar a cooperação entre os dois países dotados de recursos naturais e de oportunidades promissoras que abrirão horizontes interessantes para uma parceria no campos de investimento, especialmente em energia.

Os meios de comunicação árabes  indicaram, a este respeito, que a empresa "Qatar do petróleo" comprou 15 por cento do capital da Total na RD Congo.

Foram programados investimentos no setor de eletricidade, revelou a imprensa.

-0- PANA AT/IN/IS/SOC/MAR/DD 30março2021