Projeto de luta contra insegurança alimentar e desnutrição lançado no oeste do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Um projeto sobre a consolidação de ações de luta contra a insegurança alimentar e desnutrição (CALIAM),  acaba de ser lançado na circunscrição de Nioro do Sahel na região de Kayes, no oeste do Mali, soube-se esta terça-feira de fontes oficiais.

Estimado em quase de 500 milhões de francos CFA (905,2 mil dólares americanos), disponibilizados pela Cooperação Belga, por um período de cinco anos e implementado pelas Organizações Não Governamentais (ONG) SOS Faim Bélgica e Conselhos e Apoio para a Educação de Base (CAED), o projeto foi lançado nas comunas de Korera Koré, Nioro Tougouné, Sandaré, Simby e Yéréré, todos no círculo de Nioro.

Entre as metas figuram a adaptação das zonas visadas às técnicas de produção agroelétrica, o reforço das capacidades de transformação, comercialização e armazenamento da produção dos atores envolvidos, entre os quais serviços técnicos, autoridades comunais e administrativas.

Do leque dos seus objetivos consta ainda o acesso dos serviços financeiros perenes e adaptados às necessidades.

O projeto de consolidação de ações de luta contra a insegurança alimentar e a desnutrição, visa, principalmente, promover o estabelecimento dum quadro mais favorável à agricultura familiar sustentável e à economia social.

Localizado no centro do Sahel, a circunscrição de Nioro do Sahel sofre muitas as vezes   défices cerealíferos devido à baixa pluviometria registada em várias partes do território, implicando a insegurança alimentar e a desnutrição.

-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 09maio2018


09 Maio 2018 12:09:52


xhtml CSS