Produção petrolífera baixa um milhão de barris por dia na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A produção do petróleo bruto é avaliada hoje em quase um bilião de barris por dia, graças aos esforços dos empregados da Companhia Nacional líbia de Petróleo (NOC),  dos campos petrolíferos e dos portos de petróleo, anunciou no fim de semana o diretor da referida empresa, Mustapha Sanalla.

Numa declaração à margem da sua participação no Fórum Económico líbio-italiano publicado no fim de semana passado, Sanalla deplorou o encerramento contíinua do poço petrolífero de al-Fil.

O responsável líbio deplora que o campo petrolífero de al-Fil continue encerrado desde 23 de fevereiro último, sublinhando que a Líbia perde diariamente quase seis milhões de dólares americanos de oportunidades de vendas devido à insegurança.

Devido a estas condições, Sanalla estimou as perdas atuais da Líbia em 320 milhões de dólares americanos alertando as mesmas deverão atingir anualmente "quase um bilião de dólares americanos, se a crise continuar" numa altura em que o país de dinheiro.

Constantemente, a produção do crude líbio é afetada pela violência prevalecente no país, devido à proliferação de armas e à ausência de órgãos de segurança públicas capazes de manter e impor a ordem do Estado.

A capacidade real da produção petrolífera na Líbia é de um milhão e 600 mil barris dia mas, por causa dos condicionamentos acima referenciadas, a mesma baixou para mais de um milhão de barris por dia, refere-se.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 7maio2018

07 Maio 2018 11:35:30


xhtml CSS