Produção de milho e feijões aumenta em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A campanha agrícola 2012/2013 em Cabo Verde apresenta resultados positivos que se traduziram, nomeadamente, num aumento da produção do milho e de feijões, os dois principais produtos da agricultura de sequeiro no arquipélago, apurou a PANA, quinta-feira, na cidade da Praia, de fonte autorizada.

Esta conclusão consta de dados provisórios sobre a avaliação da campanha agrícola, apresentada pelo Grupo Técnico Pluridisciplinar (GTP) da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), em parceria com elementos do Comité Interestatal de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) e outros parceiros.

Os mesmos dados apontam que a produção de milho, a nível nacional, teve um aumento de aproximadamente oito porcento e a de feijões de cerca de sete por cento.  

Estes resultados foram alcançados apesar de ter havido uma diminuição da área cultivável (cerca de -2,4 por cento), possivelmente devido a dificuldades de mobilização de água.

Durante a apresentação dos dados da avaliação, o chefe da missão CILSS, Sanoussi Atta disse que, quanto à perspetiva alimentar, os elementos recolhidos apontam para uma situação “estável”.

A equipa diz também ter registado uma boa reserva de águas superficiais retidas pelas barragens, o que indicia uma boa perspetiva de culturas irrigadas para a próxima época.

Ela fez igualmente algumas recomendações para a próxima campanha agrícola, nomeadamente, a necessidade de tomar medidas para uma produção atempada nas zonas mais vulneráveis a fim de garantir a segurança alimentar nesses locais.

Foi ainda recomendado o reforço do sistema de estatística agrícola para uma melhor avaliação das culturas, a realização de uma campanha de sensibilização para reconstruir um stock como forma de fazer uma boa gestão dos produtos.

No rol das recomendações figura, igualmente, a sensibilização dos agricultores para a diversificação das culturas, o que implica cultivar não apenas o milho e os feijões, como vem sendo hábito, mas incluir no cultivo produtos como o melão, a abóbora e o amendoim, que são mais adaptáveis ao clima do país.

-0- PANA CS/IZ 09nov2012


09 Novembro 2012 22:08:55


xhtml CSS