Princípe Alberto II e OIF mobilizam fundos para água em África

Quebeque- Canadá (PANA) -- O Secretário-Geral da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, e o Princípe Alberto II de Mónaco apresentaram no Quebeque uma "Iniciativa Francófona para a Água", dotada dum montante de 600 mil euros que servirá para o acesso à água e a luta contra a desertificação no Burkina Faso, no Mali, no Níger e no Senegal, soube a PANA de fonte segura.
A Fundação do Princípe Alberto II e a Francofonia contribuíram cada com 300 mil euros para a Iniciativa Francófona para a Água, que financiará prioritariamente projectos destinados às populações locais nos quatro países, indicaram as duas partes durante a cerimónia de assinatura do acordo de parceria, no fim-de-semana à margem da 12ª Cimeira da Francofonia.
"A gestão duradoura e integrada da água constitui um dos grandes desafios do século XXI.
O acesso à água potável é uma condição indispensável para garantir a alimentação, a saúde e o desenvolvimento da agricultura duma parte importante das populações dos Estados e Governos membros da Francofonia", sublinha um comunicado publicado depois da apresentação da iniciativa.
Todos os projectos seleccionados pela Iniciativa Francófona para a Água serão executados nos quatro países da África Subsariana com parceiros locais, precisou a nota.

20 Outubro 2008 11:14:00




xhtml CSS