Primeiros estadistas africanos chegam a Quebeque para Cimeira da OIF

Quebeque- Canadá (PANA) -- O Maliano Amadou Toumani Touré, o Camaronês Paul Biya e o Gabonês Omar Bongo Ondimba sãos os três primeiros chefes de Estado africanos a chegar a Quebeque, capital da província canadiana do mesmo nome que acolherá sábado e domingo a 12ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), constatou a PANA no local.
Segundo os serviços protocolares canadianos, o Beninense Thomas Boni Yayi, o Congolês Denis Sassou N'Guesso, o Senegalês Abdoulaye Wade, o Centro-africano François Bozizé, o Congolês Joseph Kabila e o Malgaxe Marc Ravalomnana são esperados esta quinta-feira em Quebeque.
Os outros chefes de Estado e de Governo chegarão progressivamente até sexta-feira no início da noite para a cerimónia oficial da Cimeira que será marcada pela presença do Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, "convidado especial" do encontro.
Os trabalhos da conferência vão começar apenas sábado de manhã com o exame da situação política internacional, nomeadamente, as crises na Côte d'Ivoire, na República Centro-Africana e na RD Congo.
Os chefes de Estado debaterão depois sobre a língua francesa antes de decidir a data e o local da próxima cimeira para cuja organização candidataram-se Madagáscar e a RD Congo.

16 Outubro 2008 16:51:00




xhtml CSS