Primeiro-ministro tunisino saúda cooperação com Argélia

Túnis,Tunísia (PANA) - A Argélia e aTunísia obtiveram bons resultados nos planos da cooperação e da coordenação nos domínios militar e de segurança, no quadro dos esforços da luta contra o terrorismo e para a sua erradicação, declarou quinta;feira em Túnis o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed.

Num discurso pronunciado na Embaixada da Argélia em Túnis, por ocasião da comemoração, no mesmo dia, do 64o aniversário da Revolução argelina, Chahed defendeu a continuação destes esforços, nomeadamente face à persistência de ameaças terroristas e de outros fatores  notados na região.

Insistiu na necessidade de se prosseguir esta cooperação e esta coordenação entre os dois países que, segundo ele, devem continuar a desenvolver as regiões fronteiriças e executar todos os acordos e recomendações saídas da última sessão da Comissão Mista Tunísia-Argélia.

Saudou o nível de cooperação bilateral nos domínios do turismo, da energia, do ensino, de serviços e do investimento, reafirmando o desejo da Tunísia de desenvolver mais esta cooperação e alargá-la com base em grandes e promissores meios de que dispõem os dois países.

"A Revolução de 1 de novembro de 1954 na Argélia permanecerá "uma estação luminosa na história da Argélia e de toda a região para as gerações vindouras", afirmou.

Por sua vez, o embaixador argelino, Abdelkader Hajjar, frisou que o volume de trocas comerciais entre a Tunísia e a Argélia atingiram este ano cerca de 840 milhões de dólares americanos em agosto último.

Sublinhou a presença de cerca de 800 empresas tunisinas na Argélia e de centenas de Tunisinos que trabalham em estruturas argelinas, contra 56 empresas argelinas na Tunísia.

Acrescentou que mais de um milhão e 600 mil turistas argelinos visitaram a Tunísia de janeiro a setembro de 2018.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/dd 02nov2018

02 Novembro 2018 15:01:38


xhtml CSS