Primeiro-ministro tunisino na cimeira da Francofonia na capital senegalesa

Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomâa, participará na XV  cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), agendada de 29 a 30 novembro corrente em Dakar, a capital senegalesa, anunciou quinta-feira o seu gabinete  em Túnis.

O chefe do Governo tunisino vai encontrar-se em Dakar com personalidades internacionais, nomeadamente chefes de Estado e de Governo, indicou a fonte, acrescentando que Jomâa vai também avistar-se com o Secretário-Geral cessante da OIF, Abdou Diouf.

A OIF, num relatório publicado no início de novembro corrente, indica que a Argélia ocupa a 10ª posição dos países que utilizam a língua francesa, manifestando-se surpresa com esta posição argelina colonizada de 1830-1962 pela França.

O mesmo relatório posicionou o Burundi no primeiro luga, a nível do continente africano, porque, frisou, a maioria dos cidadãos deste país falam o francês.

O número de pessoas que falam o francês no mundo estima-se em 274 milhões, cifra que pode atingir, em 2060, um bilião de indivíduos, cuja maioria vive em África.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/FK/DD 28nov2014

28 november 2014 09:50:49




xhtml CSS