Primeiro-ministro marroquino recebe secretário-geral da OIF

Rabat- Marrocos (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, foi recebido terça-feira à noite em Rabat pelo primeiro-ministro marroquino, Abbas El Fassi, com quem ele manteve discussões sobre a cooperação entre as duas partes.
Este encontro permitiu nomeadamente abordar o papel que desempenha Marrocos na francofonia tanto no seio da OIF como a nível dos seus diferentes operadores, noticiou esta quarta- feira a Rádio Nacional marroquina.
Diouf e El Fassi examinaram igualmente o futuro da francofonia após a adoção da declaração de Montreux e as diferentes resoluções adotadas, de acordo com a mesma fonte.
O secretário-geral da OIF e ex-Presidente da República do Senegal, encontra-se desde terça-feira em Rabat para assistir à cerimónia de entrega do Prémio Ibn Khaldoun-Senghor para o ano de 2010 da Tradução em Ciências Humanas, que foi entregue ao Marroquino Abdesselam Cheddadi pela sua tradução do árabe para o francês da autobiografia de Ibn Khaldoun.
O Prémio foi criado em 2008 pela OIF e pela Organização Árabe para a Educação, Ciências e Cultura (ALECSO) com vista a promover, entre outros, a diversidade cultural e linguística.
Cheddadi ensina no Instituto da Pesquisa Científica da Universidade Mohammed V de Rabat.

10 Novembro 2010 15:43:00




xhtml CSS