Primeiro-ministro maliano lança programa de reforço educacional

Bamako- Mali (PANA) -- O primeiro-ministro maliano, Modibo Sidibé, procedeu quarta-feira ao lançamento do Programa Harmonizado de Apoio ao Reforço da Educação (PHARE), orçado em 14 biliões 800 milhões de francos CFA (cerca de 27 milhões 583 mil francos CFA), soube a PANA de fonte oficial.
Financiado pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para uma duração de cinco anos, o referido programa contribuirá para o reforço da qualidade do ensino com o objectivo global de melhorar a aprendizagem da leitura para as crianças do primeiro ciclo do ensino elementar em todas as escolas malianas, indica a mesma fonte.
As intervenções específicas abrangerão a formação inicial contínua dos docentes, o desenvolvimento do material didáctico para os professores, a melhoria do sistema da avaliação das aprendizagens assim como o acesso a uma educação de qualidade às populações desfavorecidas, nomeadamente, às populações nómadas e às crianças com necessidades educativas especiais.
Os estudos realizados pelos serviços encarregues da Educação no Mali revelam que apenas 23 por cento dos rapazes e 10 por cento das rapagarigas do quarto ano do ensino básico complementar podem ler uma frase simples em francês.
O Mali ocupa a oitava a posição entre 10 países francófonos em matéria da leitura a nível básico complementar.
A taxa de alfabetização para os adultos cifra-se em 29 por cento, permitindo a este país oeste-africano suplantar apenas o Burkina Faso e o Níger no mundo inteiro.
O programa PHARE visa inverter esta tendência melhorando a instrução em francês em mais de 40 mil salas de aulas graças à parceria público-privada criada com vista a apoiar a utilização das inovações no sistema educativo.
O projecto será implementado de 2008 a 2013 e constitui um apoio à aplicação do Programa Decenal de Desenvolvimento da Educação (PRODEC) financiado pelo Banco Mundial para melhorar a qualidade do sistema educativo no Mali.

29 Outubro 2008 20:46:00


xhtml CSS