Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio promete governo de concenso nacional

Tripoli Líbia (PANA) – O próximo governo a ser criado na Líbia será de concenso nacional e virado para atender as expetativas do povo, que vive atualmente uma situação crítica, assegurou o primeiro-ministro eleito, Mustapha Abou Chagour, num comunicado chegado quinta-feira à PANA em Tripoli.

No documento, o primeiro-ministro indica ter conversado com os chefes dos partidos políticos, das coligações de partidos e com vários deputados independentes para formar este governo de consenso nacional.

Ele precisa que a comissão que criou desde a sua eleição para preparar a lista de candidatos estudou durante mais de uma semana as candidaturas apresentadas para a devida seleção com base na competência e na experiência dos concorrentes.

O comunicado indica que a comissão recebeu centenas de candidaturas e que o trabalho de apuramento está quase terminado.

O primeiro-ministro prometeu apresentar o seu governo ao Congresso Nacional Geral (CGN, Parlamento) antes de 8 de outubro próximo.

O próximo governo, que vai substituir a atual equipa de transição constituída no rescaldo da queda do regime do coronel Muamar Kadafi, estará encarregue dos assuntos correntes nos próximos 18 meses durante os quais uma nova Constituição, a primeira em mais de meio século, será redigida para determinar a natureza do Estado e preparar as eleições

Segundo informações, o primeiro-ministro enfrenta atualmente enormes dificuldades para designar os membros do governo, nomeadamente para as pastas do Interior e da Defesa, com muitos Líbios a manifestarem, através das redes sociais, a sua preocupação de ver estes dois departamentos confiados a figuras competentes, tendo em conta o fracasso da equipa precedente em questões de segurança.

-0- PANA AD/IN/JSG/DIM/IZ 27set2012