Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio apela compatriotas à unidade

Tripoli, Líbia (PANA)- O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, apelou aos seus compatriotas a unirem-se para os interesses do país que necessita de todos e a esquecer os diferendos políticos para construir uma nova Líbia livre.

"O nosso dever histórico impõe-nos a obrigação de conservar este país e de trabalhar juntos pelo seu interesse", disse Zeidan segunda-feira durante um briefing com a imprensa em Tripoli.

Ele anunciou que o Governo estava a formar uma equipa no quadro dum programa para a recuperação das armas de todos os grupos e unidades armadas.

Segundo ele, este programa, que será dirigido por Líbios competentes, terá a participação das Nações Unidas e da comunidade internacional.

Por outro lado, o primeiro-ministro líbio desmentiu os rumores sobre a presença de forças estrangeiras no sul da Líbia.

"Os rumores sobre a autorização que teria sido dada pelo primeiro-ministro para bombardear sítios são totalmente falsas. São as forças do Exército, apoiadas pelos Thowars (ex-rebeldes), que erradicaram os rebeldes do Sul", precisou.

Ele garantiu que o Governo estava a resolver o problema em Kufra enviando forças e instaurando ao mesmo tempo o diálogo com as diferentes partes para realizar a seugrança e a estabilidade.

O Governo está disposto a enviar o Exército e a Polícia para garantir a segurança em todas as cidades e regiões do país, disse Ali Zeidan.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 4fev2014