Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro italiano esperado em Niamey

Roma, Itália (PANA) – O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, é esperado nesta terça-feira em Niamey, primeira etapa de um périplo africano que o conduzirá também ao Tchad, soube-se no mesmo dia de fonte diplomática em Roma.

Esta visita é a primeira que Conte efetua a estes dois países africanos, depois de ter estado na Etiópia e na Eritreia, refere-selembre-se.

A Itália abriu, há dois anos, uma embaixada no Níger, país situado na fronteira sul da Líbia e que desempenha um papel importante na estabilidade da região do Sahel e do Sara.

Em setembro último, a Itália anunciou o início duma missão militar no Níger, onde 92 soldados italianos participam na formação das forças de segurança locais.

Por outro lado, o mesmo país contribui para o programa de cooperação destinado a apoiar mulheres e a liderança de jovens com um investimento de cerca de 80 milhões euros.

No que diz respeito à visita ao Tchad, a imprensa italiana indicou que Conte insistirá, durante a sua reunião com responsáveis tchadianos, na cooperação nos domínios da gestão das ondas migratórias e da defesa.

A Itália assinou, há dois anos, um acordo com o Tchad nestes domínios.

O Tchad é considerado como um país essencial no controlo das fronteiras com a Líbia, do ponto de vista italiano.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 15jan2019