Primeiro-ministro etíope visita Cairo

Cairo Egito (PANA) - O primeiro-ministro etíope, Hailemariam Dessalegn, chegou quarta-feira ao Cairo, à frente duma delegação de alto nível para uma visita de trabalho de dois dias ao Egito, anunciou a televisão de Estado egípcio.

O programa da visita de Dessalegn prevê reuniões com o Presidente egípcio, Abdel Fattal Al-Sissi, qualificadas pela imprensa de "importantes" antes duma conferência de imprensa animada pelos dois homens de Estado.

As relações entre o Egito e a Etiópia ficaram tensas, nos últimos anos, devido a diferendos na grande barragem etíope denominada "O Renascimento", com os Egípcios a recearem que a infraestrutura influencie negativamente as quantidades de água que atingem o seu país e que depende totalmente do Rio Nilo, sublinham os observadores.

Várias reuniões entre responsáveis dos dois países não conseguiram encontrar soluções a estes diferendos que foram objeto de intervenções de forças regionais com um agenda política na região.

A visita do primeiro-ministro etíope à frente duma delegação ministerial para copresidir com o Presidente Al-Sissi à alta comissão mista entre os dois países pressagia uma saída aos diferendos e constitui um sinal da determinação das duas partes de encontrar as vias e meios para soluções aos diferendos.

À frente duma delegação ministerial, o ministro etíope dos Negócios Estrangeiros, Workeneh Gebeyehu, chegou também quarta-feira ao Cairo, para uma visita de vários dias ao Egito.

A delegação compreende igualmente os ministros do Comércio, Bekele Bolado, da Saúde, Yifru Berhane, da Água, Irrigação e da Eletricidade, Selechi Bekele.

-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 18jan2018

18 Janeiro 2018 16:28:52


xhtml CSS