Agência Panafricana de Notícias

África do Sul saúda extensão de AGOA para África

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul congratulou-se quarta-feira com uma legislação aprovada nos Estados Unidos e que prevê a prorrogação da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA, sigla em inglês), que beneficia vários países africanos,  incluindo a África do Sul, soube a PANA de fonte oficial.

O regozijo foi expresso quarta-feira pelo primeiro-ministro da província do Cabo Ocidental, Alan Winde. 

“Este é um passo na direção certa. A AGOA tem sido vital para o Cabo Ocidental e para a África do Sul. Beneficiou e impulsionou a economia do Cabo Ocidental, especialmente o setor agrícola, criando empregos. A extensão do programa vai contribuir grandemente para o crescimento promissor da nossa província", regozijou-se.

O setor agrícola sul-africano beneficia muito do acesso à AGOA, uma vez que 70 por cento dos produtos agrícolas destinados aos Estados Unidos dependem deste programa, segundo Winde.

Recordou que a AGOA é um programa comercial preferencial dos Estados Unidos, em vigor em 2000.

No entanto, prosseguiu, os legisladores norte-americanos ameaçaram recentemente cortá-la contra a África do Sul, devido às suas relações com a Rússia e a China, bem como à sua posição relativamente ao Médio Oriente.

Winde acrescentou que a decisão bipartidária (Democratas e Republicanos) dos Estados Unidos de prorrogarem a AGOA trará a necessária certeza política num momento crucial para o Cabo Ocidental e a África do Sul.

Porém, frisou que um outro projeto de legislação nos Estados Unidos, ou seja, a revisão das relações bilaterais com a África do Sul, poderá comprometer ainda mais as relações vitais de exportação com este país.

"Podemos estar mais perto dos restantes beneficiários da AGOA. Podemos continuar a nossa missão de favorecer a criação de cada vez mais empregos na nossa província. Os investidores podem ter a certeza de que os seus investimentos estão a ser bem utilizados na nossa província para continuarem a criar um ambiente favorável ao crescimento e ao emprego”, disse.

A AGOA (sigla em inglês) é um acordo comercial que permite aos países africanos elegíveis exportarem alguns dos seus produtos para os Estados Unidos sem pagarem impostos.

A mesma concerne a mais de 1.700 produtos, desde automóveis montados na África do Sul a flores do Quénia e até calças de ganga.

-0- PANA CU/MA/BAI/IS/SOC/MAR/DD 18abril2024