Primeiro-ministro de Cabo Verde participa na Cimeira da CEDEAO em Abuja

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro (PM) de Cabo Verde deixa esta terça-feira o país rumo à Nigéria onde vai participar numa cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prevista para quarta e quinta-feiras em Abuja, a capital federal nigeriana, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

O encontro sub-regional vai analisar a evolução das crises político-militares na Guiné-Bissau e no Mali, bem como a nova estrutura da CEDEAO, de acordo com a fonte.

A analise da questão da integração económica na sub-região, bem como a reestruturação da Comissão da CEDEAO, que será alargada dos atuais sete para 15 comissários, figuram igualmente na agenda da cimeira.

Cabo Verde, o país proponente do alargamento da Comissão, por forma a garantir a representação no órgão de todos os países membros, é um dos Estados membros que deve nomear um comissão para integrar o novo modelo da estrutura dirigente da CEDEAO.

Falando da sua participação na cimeira, José Maria Neves, recordou que o Governo cabo-verdiano está a trabalhar “fortemente” para ancorar a economia do país em África, pelo que a sua integração competitiva na CEDEAO “é fundamental no processo de transformação de Cabo Verde no centro internacional de prestação de serviço”.

À margem do evento, José Maria Neves vai aproveitar a sua presença na capital federal da Nigéria para fazer contactos com os seus homólogos e chefes de Estados dos 15 países e outros parceiros presentes, “na linha de se garantir uma melhor inserção de Cabo Verde na economia africana e global”.

Integram a CEDEAO Cabo Verde, Guiné-Bissau, Benin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacry, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

O seu atual presidente em exercício é o chefe do Estado ivoiriense, Alassane Drramane Ouattara, ao passo que a sua Comissão é chefiada pelo Burkinabé Kadré Désiré Ouedraogo.

-0– PANA CS/DD 16jul2013


16 Julho 2013 14:36:58




xhtml CSS