Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau adia visita a Cabo Verde devido à erupção vulcânica

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, adiou a sua visita a Cabo Verde devido à “complexidade da situação” provocada pela erupção vulcânica na ilha cabo-verdiana do Fogo, apurou a PANA, domingo, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Conforme uma fonte do gabinete do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, a viagem dez Domingos Simões Pereira, inicialmente prevista para 30 de novembro a 03 de dezembro próximo, foi adiada para uma data a indicar brevemente.

Desde a entrada em erupção do vulcão domingo último, as lavas já destruíram uma grande parte de Chã das Caldeiras, nomeadamente 16 habitações, 14 cisternas de água e 26 hectares de solo agrícola, tendo também obrigado à evacuação de centenas de pessoas agora instaladas em centros de acolhimento.

Esta seria a primeira deslocação oficial de um chefe do Governo daquele país ao arquipélago cano-verdiano, depois das eleições deste ano que puseram fim ao período de transição na Guiné Bissau, após o golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Cabo Verde, tal como a esmagadora maioria da comunidade internacional, condenou o golpe de Estado que derrubou as autoridades constitucionais na altura e não reconheceu o regime golpista em Bissau.

-0- PANA CS/DD 30nov2014