Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro cabo-verdiano visita Senegal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias ao Senegal com o propósito de estimular o reforço das relações económicas entre os dois países vizinhos, soube terça-feira a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

As autoridades dos dois países querem que esta visita seja mais uma oportunidade para Cabo Verde e o Senegal reforçarem as suas já boas relações, sobretudo no se refere às trocas comerciais.

O chefe do Governo cabo-verdiano tem agendado encontros com o Presidente senegalês, Macky Sall, com empresários locais e com a significativa comunidade cabo-verdiana radicada no Senegal.

José Maria Neves recebeu este ano, na cidade da Praia, dois altos representantes governamentais do Senegal, nomeadamente o antigo ministro do Turismo e da Cultura, o cantor Youssou Ndour, e a ministra da Saúde e Ação Social, Awa Seck, o que os observadores interpretam como um sinal claro de que os dois Governos querem reforçar mais as relações entre os dois estados que estão num bom momento.

Outro passo considerado importante para identificar oportunidades de negócios e promover a cooperação entre empresários dos dois países e da região vai ser a participação, em novembro, de uma delegação de empresários cabo-verdianos na Feira Internacional de Dakar (FIDAK).

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), Jorge Spencer Lima, a classe empresarial cabo-verdiana, juntamente com o Governo, vai ter “uma participação forte” na FIDAK, que acontece entre 28 de novembro e 11 de dezembro.

“Queremos que Cabo Verde esteja muito bem representado nesta feira”, garantiu Jorge Spencer Lima, sublinhando que “em conjunto com o Governo, o setor privado vai definir uma estratégia de integração no mercado regional porque a verdadeira pertença de Cabo Verde é no continente africano, é na CEDEAO”.

Spencer Lima entende que “a FIDAK constitui um espaço para a promoção e o reforço da cooperação entre as associações comerciais e empresariais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”.

-0- PANA CS/TON 22out2013