Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro burkinabe anuncia detenção iminente de ex-líder golpista

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Depois do ataque lançado contra os ex-golpistas, cujo líder, general Gilbert Diendéré, continua refugiado numa repreentação diplomática em Ouagadougou, o primeiro-ministro interino, Yacouba Isaac Zida, declarou quinta-feira que a sua detenção apenas é uma questão de horas.

"Apenas é uma questão de horas e vamos poder recuperá-lo e pô-lo à disposição da justiça", declarou o primeiro-ministro, tenente-coronel Yacouba Isaac Zida, enquanto presidia à cerimónia de abertura do ano judicial.

Ele indicou que o Burkina Faso "respeita" a missão diplomática. "Por isso, não vamos violá-la. Estamos em negociação para que ele possa nos ser entregue, mas compreendemos igualmente que ele precisam ter algumas garantias, nomeadamente que a sua vida será salva e lhe demos esta garantia".

O ataque levado a cabo terça-feira à noite em Ouagadougou pelo Exército regular contra os ex-golpistas que se recusavam a desarmar não fez vítimas, declarou quarta-feira à noite o Presidente interino, Michel Kafando, quando visitava o quartel dos insurretos doravante controlado pelos lealistas.

-0- PANA NDT/IS/MAR/TON 01out2015