Primeira-Dama de Cabo Verde distinguida por contributo na valorização da mulher africana

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Primeira-Dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, vai ser distinguida, na próxima segunda-feira, 28, em Nova Iorque (Estados Unidos), durante o US Woman Leadership Fórum 2015, pelo seu contributo na valorização do potencial da mulher Africana, apurou a PANA de fonte official, na cidade da Praia.

Lígia Fonseca vai ser igualmente distinguida pelo exemplo que constitui no exercício da sua função profissional e de esposa do chefe de Estado cabo-verdiano.

De acordo com uma nota da Presidência da República, a Primeira-Dama de Cabo Verde irá presidir à cerimónia de abertura do fórum promovido pela African Horizon, uma organização que valoriza o potencial da mulher africana e americana, facilitando o intercâmbio entre as lideranças femininas.

No decurso do fórum de dois dias, Lígia Fonseca animará o tema “Quebrar amarras, questionando certezas” e irá também discorrer sobre o tema “Quebrando barreiras, construindo pontes”.

A entrega do prémio a Lígia Fonseca será feita na sessão de encerramento
desta iniciativa, que se realiza este ano sob o lema “Explorando fronteiras: confrontando desafios e desbravando novos caminhos”.

A anteceder o fórum, Lígia Fonseca, que partiu terça-feira para os Estados Unidos, irá participar também numa mesa redonda de primeiras-damas africanas contra o HIV/Sida (OAFLA), um evento à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

À margem desses dois encontros, a Primeira-Dama cabo-verdiana irá proferir uma palestra na Universidade de Princeton, em Nova Jersey e manterá, igualmente, contactos com as comunidades cabo-verdianas de Nova Iorque e Yonkers.

Licenciada em Direito, Lígia Fonseca, 52 anos,  foi a primeira Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, função que exerceu até 2004.

Advogada de profissão, Lígia Fonseca tem-se destacado, enquanto Primeira-Dama, pelo apoio a causas sociais e a várias organizações da sociedade civil.

-0- PANA CS/IZ 23set2015

23 septembre 2015 12:24:07




xhtml CSS