Agência Panafricana de Notícias

Primeira-Dama da RCA na conferência de mulheres líderes no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA)  - A Primeira-Dama da República Centroafricana (RCA), Tina Marguerite Touadéra, está desde quarta-feira, em Bujumbura, para participar numa conferência internacional das mulheres líderes.

A esposa do chefe de Estado centroafricano, Faustin-Archange Touadéra, participa no encontro que abre esta quinta-feira a convite da sua homóloga do Burundi,  Denise Bucumi Nkurunziza. 

À sua chegada, ela declarou-se "feliz" pela vinda ao território “abençoado” do Burundi, pela segunda vez, desde a anterior conferência internacional das mulheres líderes, em outubro de 2018, também organizada em Bujumbura por iniciativa de Denise Nkurunziza.

A nova conferência decorrerá sob o lema "Mulher  do Destino, Levanta-te,  Tem coragem e Age pois o Assunto te  Preocupa”, lembrou a Primeira-Dama centroafricana.

"Este tema corresponde à situação pós-conflito no meu país que precisa do envolvimento  total de todas as mulheres a favor da consolidação da paz”, sublinhou Tina Touadéra.

A anterior conferência também decorreu sob o mesmo lema, com a participação de mais de 700 mulheres líderes, provenientes de diferentes países do Mundo.

O encontro saudou uma das numerosas iniciativas da Primeira-Dama do Burundi,  cada vez mais ativa na cena internacional.

Em setembro último, a esposa do Presidente Pierre Nkurunziza recebeu três distinções entregues por organizações feministas, à margem da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Uma das distinções foi a "Voice of change" (voz da mudança) que lhe atribuída em reconhecimento das suas diferentes ações a favor da mudança das mentalidades.

O prémio canadiano "The power of collaboration Lifetime Achievement Award" foi-lhe concedido por ter trabalhado para a "mudança positiva" da sociedade burundesa.

Por seu turno, o "2019 Global Woman of Greatness Award" recompensou a sua qualidade de “mulher forte e corajosa”, enquanto atriz de campo e boa mãe de família.

O chefe de Estado burundês saudou  estes prémios que honram também “todos os Burundeses”, em geral,  e “as mulheres”, em particular.

-0- PANA FB/BEH/FK/IZ 23out2019