Prevenção de conflitos em África debatida em Madagáscar

Antananarivo- Madagáscar (PANA) -- O Comissário para a Paz e Segurança da União Africana (UA), Saïd Djinnit, fará quarta-feira em Antananarivo (Madagáscar) uma exposição diante da Conferência Ministerial da Francofonia (CMF) sobre a prevenção e gestão de conflitos em África, soube a PANA de fonte segura.
De acordo com o porta-voz da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Hugo Sada, a exposição de Djinnit será seguida dum "importante debate" sobre a prevenção de conflitos e a participação dos Estados francófonos na manutenção da paz.
"Parecia-nos indispensável que um assunto tão determinante como a prevenção de conflitos e a manutenção da paz seja abordado por ocasião de um encontro tão importante como a CMF.
A UA tem uma rica experiência que merece ser consolidada e partilhada", afirmou Sada durante um "briefing" de imprensa.
"Sobre os aspectos não militares, nomeadamente os processos de saída de crise, a Francofonia tem uma perícia real que poderá partilhar com instituições internacionais como a UA", sublinhu Sada, insistindo na importância da língua durante operações de manutenção da paz.
As forças envolvidas em operações de manutenção da paz devem poder comunicar-se com as populações dos países anfitriões, estimou o porta-voz da OIF, que enumerou os casos da RD Congo, da Côte d'Ivoire e do Haiti.
"A OIF encoraja os seus Estados membros a empenharem-se mais em operações de manutenção da paz.
A esse respeito, o Presidente (secretário-geral da OIF Abdou) Diouf pediu aos países membros o fornecimento de contingentes para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização de Haiti (MINUSTAH).
Trata-se de questões importantes sobre as quais a UA e a OIF têm preocupações comuns", acrescentou.
A Francofonia decidiu, durante um simpósio internacional organizado de 6 a 8 de Novembro em Bamako (Mali), instaurar um mecanismo de alerta precoce e de prevenção dos conflitos.
Uma conferência ministerial consagrada a esta questão decorrerá em Maio de 2006 no Canadá.

23 Novembro 2005 12:59:00




xhtml CSS