Presumível membro de seita BoKo Haram apresentado ao público na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Um presumível membro da seita islamita nigeriana Boko Haram foi apresentado sexta-feira última ao público pelos Serviços de Segurança de Estado (SSS), confirmando assim a sua detenção, de acordo com os mesmos serviços

Trata-se de Kabir Abubakar Dikko "Kabir Sokoto" que se escapou quando estava numa prisão vigiada no subúrbio de Abuja, a capital federal da Nigéria, a 15 de janeiro último, acabando por ser capturado de novo por um grupo mixto de soldados e de agente dos SSS em Motum Biu, no Estado de Taraba, no norte do país.

O suspeito, chamado também de Kabir Umar, declarou que o seu verdadeiro nome é Kabir Abubakar Dikko, de acordo com a mesma fonte.

Os SSS disseram tê-lo capturado por volta das 18 horas e 30 minutos (locais), antes de o transferir de voo para Abuja, onde será apresentado à imprensa.

Barbu, magro e pequeno, considerado como o autor do atentado de Natal (dezembro de 2011) contra uma igreja católica em Madalla, no subúrbio de Abuja, que tinha feito pelo menos 44 mortos, estava vestido duma camisota e calça quando foise apresentado.

Os SSS indicaram que o suspeito passará pelas « etapas habituais» antes de ser aprestado diante de um tribunal.

Esta detenção reforça os esforços do Governo Federal visando pôr fim  às atividades da seita islamita que fizeram 935 mortos desde julho de 2009, ano em que lançou a sua violenta campanha, segundo Human Rights Watch (HRW), organização internacional de defesa dos direitos humanos.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/DIM/DD 11fev2012

11 Fevereiro 2012 15:18:17


xhtml CSS