Presidentes sul-africano e sudanês discutem esforços de paz

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- Os Presidentes sul-africano, Thabo Mbeki, e sudanês, Omar El Béchir, vão iniciar terça-feira encontros sobre os esforços de manutenção de paz no Sudão e questões políticas, económicas e comerciais bilaterais entre os dois países, no Cidade do Cabo.
"O Presidente El Béchir vai efectuar uma visita de trabalho à África do Sul de 5 a 7 Novembro de 2007, no quadro do apoio de África do Sul aos esforços de paz e da nossa prioridade de consolidar as relações políticas, económicas e comerciais bilaterais com o Sudão", declarou a ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini Zuma.
Os Presidentes Mbeki e El Béchir vão abordar a aplicação do Acordo de Paz Global e o impacto da decisão do Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) de suspendar a sua participação no Governo de Unidade nacional sudanês.
"Além disso, a África do Sul preside ao Comité de Reconstrução e Desenvolvimento Pós-Conflito da União Africana e as discussões vão abranger a reconstrução e o desenvolvimento pós-conflito no Sudão, as negociações de paz sobre Darfur na Líbia, bem como os progressos notados no desdobramento da força mista ONU-UA para Darfur", precisou Zuma.
A chefe da diplomacia su-africana saudou a adopção da resolução 1784 do Conselho de Segurança da ONU de 31 de Outubro de 2007 que prorroga por seis meses, até 30 de Outubro de 2008, o mandato da Missão da ONU no Sudão (MINUS).

05 Novembro 2007 14:31:00




xhtml CSS