Presidentes sudanês e líbio abordam situação em Darfur

Cartum- Sudão (PANA) -- O chefe do Estado líbio, Muamar Kadafi, e o seu homólogo sudanês, Omar Hassan El-Béchir, examinaram domingo em Cartum os últimos desenvolvimentos da situação na província de Darfur (oeste do Sudão).
O líder líbio encontra-se desde domingo em Cartum para participar na 18ª cimeira árabe a decorrer terça e quarta-feiras na capital sudanesa.
Durante este encontro, os dois estadistas passaram em revista o acompanhamento dos resultados da cimeira africana realizada a 8 de Fevereiro último em Tripoli (Líbia) sobre a crise entre o Sudão e o Tchad.
Os conselheiros do Presidente sudanês, Moustapha Othman Ismael e Ghazi Salaheddine, o ministro sudanês da Energia e Minas, Aewadh Al-Jaz, e o secretário do Comité Popular Geral Líbio (Ministério) das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Abderrahman Chalgham, participaram neste encontro.
Por outro lado, Kadafi recebeu segunda-feira na sua residência em Cartum, o Vice-Presidente sudanês Ali Othman Taha com quem passou em revista várias questões ligadas à política sudanesa, particularmente o problema na província de Darfur assim como as negociações em curso para a sua resolução.
O Vice-Presidente sudanês reiterou nessa ocasião a sua consideração ao líder líbio pelos seus esforços visando o alcance da paz, segurança e estabilidade no Sudão.
Taha sublinhou a importância das ideias defendidas pelo Presidente líbio durante este encontro para promover as negociações com vista a uma rápida resolução política deste problema assim como do diferendo que opõe o Sudão ao Tchad.

27 Março 2006 22:00:00




xhtml CSS