Agência Panafricana de Notícias

Presidentes burkinabe, mauritano, nigerino e tchadiano em Bamako para cimeira de G5 Sahel

Bamako, Mali (PANA) - Os chefes de Estado do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, da Mauritânia, Mohamed ould Abdel Aziz, do Níger, Mahamadou Youssoufou, e do Tchad, Idriss Déby Itno, encontram-se desde domingo em Bamako para participar numa cimeira extraordinária de G5 Sahel a iniciar-se segunda-feira na mesma cidade, soube a PANA de fonte oficial no local.

A cimeira de Bamako versará sobre a situação de segurança no Mali, após um ataque mortífero ocorrido a 18 de janeiro último num campo em Gao, no norte do país, bem como sobre o impacto deste sinistro no Sahel em geral.

Também vai buscar soluções concertadas para garantir uma paz e uma segurança suscetíveis de favorecer o desenvolvimento sustentável dos Estados membros.

O G5 Sahel ou G5S é constituído por cinco países, designadamente o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad, espaço geográfico de muitas ameaças do terrorismo e de insegurança de todo tipo.

O Mali é o esconderijo dos djihadistas (Islamitas) e de outros bandidos armados, sendo assim o país mais flagelado pela insegurança.

Criado a 17 de fevereiro de 2014, o G5S constitui um quadro de institucional de coordenação e acompanhamento da cooperação regional em matéria de políticas de desenvolvimento e segurança.

-0- PANA GT/JSG/DD 6fev2017