Presidente zimbabweano na Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente zimbabweano, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, encontra-se em Dar es Salaam desde quinta-feira para uma visita de Estado de dois dias.

Quando desembarcava no Aeroporto internacional Julius Kambarage Nyerere, Mnangagwa foi acolhido pelo seu homólogo tanzaniano, John Pombe Magufuli

Trata-se duma primeira visita do novo Presidente zimbabweano desde a sua investidura  enquanto chefe de Estado do Zimbabwe em novembro de 2017, sucedendo assim ao seu antecessor, Robert Mugabe.

"O objetivo desta visita é apresentar-se oficialmente ao Presidente e ao povo da República Unida de Tanzânia", indicou um comunicado do ministério tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Leste-Africana.

O Presidente Mnangagwa já visitou a Namíbia, a Zâmbia, Moçambique, Angola, a África do Sul, a República Democrática do Congo e o Botswana, todos membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austal (SADC), no mesmo contexto.

O ministério tanzaniano qualificou a digressão do Presidente Mnangagwa de "importante" para a Tanzânia tendo em conta oportunidades que apresenta para o reforço das relações cordiais e históricas entre os dois países nos domínios diplomático, económico e social.

Durante esta visita de dois dias, os dois chefes de Estado vão discutir diversos assuntos de interesse comum para os dois países, a região e o mundo, segundo o comunicado.

O chefe de Estado zimbabweano vai igualmente visitar o Instituto Agrícola de Kaole, antigo centro de formação para membros dos movimentos de libertação nacionalistas dos países da África Austral, situado na periferia de Dar es Salaam, no distrito de Bagamoyo.

Aqui foram formados Mnangagwa e seus camaradas do Exército de Libertação Nacional Africana do Zimbabwea (ZANLA), a vertente militar da União Nacional Africana do Zimbabwe (ZANU), partido no poder no Zimbabwe.

-0- PANA AR/MA/FJG/IS/MAR/DD 29junho2018

29 Junho 2018 09:40:03


xhtml CSS