Presidente zimbabweano em visita de trabalho à África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, encontra-se desde segunda-feira, na África do Sul, para participar na segunda sessão da Comissão Mista África do Sul - Zimbabwe (BNC), em Pretória.

O acordo relativo à criação da BNC foi rubricado em abril de 2015 e estipula que a comissão se reúne numa base rotativa e anual.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o seu hóspede deverão avistar-se e trocar os seus pontos de vista sobre as questões regionais e internacionais que apresentam um interesse mútuo, particularmente a paz, a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento da região da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e de algumas regiões do continente.

Os dois países assinaram, até ao presente, mais de 40 Protocolos de Acordo (MoU) e Acordos que cobrem uma vasta série de domínios, nomeadamente, o comércio e investimento, a imigração, a defesa, o transporte, a agricultura, o ambiente, a energia, a saúde, o emprego, a gestão da água, a fiscalidade mas igualmente as artes e cultura.

A última visita do Presidente Mugabe à África do Sul, em agosto último, foi escurecida por um incidente diplomático maior depois de a Primeira Dama do Zimbabwe, Grace Mugabe, agredir uma manequim num hotel de Joanesburgo.

Segundo a manequim, Gabriella Engels, Mugabe bateu-a com um fio  ao a  encontrar com o seu filho, Bellarmine Chatunga, num hotel.

No entanto, Mugabe rejeitou as alegações « malevolentes » duma mulher embriagada ».

A ministra sul-africana das Relações Internacionais (DIRCO), Maite Nkoana-Mashabane, concedeu a imunidade diplomática à Primeira Dama do Zimbabwe.

--0-- JUZIA PANA CU/NFB/JSG/FK  3out2017

03 Outubro 2017 23:06:00


xhtml CSS