Presidente zambiano na cimeira da Troika da SADC sobre Zimbabwe em Luanda

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Edgar Lungu, parte terça-feira para Luanda, capital angolana,  para participar numa cimeira extraordinária do Órgão da Troika sobre a cooperação em matéria de política, militar e de segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) consagrada à atual crise política no Zimbabwe.

A cimeira da Troika a ser organizada pelo Presidente angolano, João Lourenco, presidente do órgão da SADC sobre Política, Defesa e Segurança, registará igualmente a presença do Presidente sul-afrcano, Jacob Zuma, atual presidente da organização sub-regional.

A cimeira deverá determinar a próxima linha de conduta a adotar face ao impasse no Zimbabwe, declarou segunda-feira o ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros, Harry Kalaba, em Lusaka.

Kalaba indicou que a reunião segue-se a uma outra ministerial de emergência da Troika da SADC sobre a situação no Zimbabwe organizada quinta-feira, em Gaberone, no Botswana, que recomendou que uma cimeira dos chefes de Estado seja organizada para determinar as próximas medidas a seguir.

Os membros da Troika da SADC são Angola, África do Sul, Tanzânia e  Zâmbia, que assegura a presidência.

-0- PANA MM/MA/AKA/BEH/MAR/IZ 20nov2017

20 Novembro 2017 18:55:44


xhtml CSS