Presidente ugandês demite primeiro-ministro

Kampala, Uganda (PANA) – O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, anunciou, esta sexta-feira, a demissão do primeiro-ministro Amama Mbabazi.

« Em virtude dos poderes conferidos ao Presidente e em virtude dos artigos da Constituição, decidi nomear com efeito imediato Ruhakana Rugunda como novo primeiro-ministro », declarou o Presidente ugandês.

O Presidente Museveni nomeou Ruhakana Rugunda como novo primeiro-ministro numa carta ao presidente do Parlamento, cujo objeto é obter a  aprovação da Assembleia Nacional para esta nomeação com efeito imediato.

Diplomata experiente, Rugunda ocupou os postos de ministro da Saúde e dos Negócios Estrangeiros do Uganda antes da sua nomeação.

Mbabazi, cuja popularidade é crescente no Movimento Nacional de Resistência (NRM), o movimento armado que acedeu ao poder em 1986 no Uganda, foi substituído enquanto  presidente do partido em março último.

A popularidade de Mbabazi está a subir pois várias seções locais em várias regiões o apoiam  como candidato potencial do partido às próximas eleições em 2016.

-0- PANA AO/VAO/AKA/IS/FK/TON  19set2014

19 Setembro 2014 15:00:48


xhtml CSS