Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino rejeita qualquer amnisitia a favor de terroristas

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Béji Caid Essebsi, rejeitou totalmente o princípio de amnistia a favor de "terroristas que combatem nas zonas de tensão com organizações terroristas” como Al-Qaeda e Daech.

Numa declaração televisiva, sexta-feira à noite, o Presidente Essebsi afirmou ter rejeitado o que ele denomina « a lei de arrependimento » para os terroristas, numa clara alusão aos que regressam à Tunísia depois serem pressionados na Síria, no Iraque e na Líbia, insistindo no facto de que « estas pessoas são criminosos que devem ser julgados em tribunais ».

"Não vamos reconciliar-nos com os que pegaram nas armas e mataram vários inocentes, mas devemos, sim, aplicar a lei com todo o seu rigor", disse.

Esta posição firme do Presidente tunisino surge na sequência das violentas críticas e dum debate intenso provocados pelas suas declarações formuladas recentemente sobre a possibilidade de aceitar o regresso dos terroristas tunisinos provenientes dos focos de tensão e que é impossível detê-los na Tunísia onde as cadeias estão cheias, lembre-se.

-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/FK/IZ 11dez2016